DIREITO DIGITAL


Os e-commerces vêm se desenvolvendo e ganhando cada vez mais espaço, à. medida que a sociedade se desenvolve digitalmente. As lojas virtuais desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. A cauda longa é um termo bastante utilizado na estatística, através do qual permite-se que a empresa forneça diversas opções e variedades para o seu cliente, incluindo as de pouca demanda. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir:

 

I- Com a aplicação da cauda longa, os produtos de baixa procura terão, necessariamente, mais visibilidade no e-commerce do que em pontos de venda tradicionais.

 

II- A cauda longa permite que o faturamento com produtos de baixa procura pode ser tão alto que possibilite a superação do faturamento dos considerados mais procurados em uma loja física.

 

III- O fato de o e-commerce possibilitar a comercialização de produtos pouco vendidos ou não vendido em uma loja estritamente física, não impede também a comercialização dos produtos já bastante procurados no mercado.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II e III.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.

O uso de plataformas implica um compromisso de publicar e disponibilizar obras e outros materiais dos quais você detém os direitos ou para os quais possui uma autorização apropriada dos respectivos proprietários. Esse compromisso é assumido através da aceitabilidade de um termo de uso e condições da plataforma a ser acessada. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e estabeleça a relação entre elas.

 

I- Com o advento da internet e a inclusão da realidade digital, os direitos autorais tornaram-se mais vulneráveis, visto que tais direitos estão sujeitos a violações em grandes proporções.

 

PORQUE

 

II- A facilidade no acesso e a velocidade com que as informações são divulgadas, principalmente com o uso intenso de redes sociais, facilitou e impulsionou o compartilhamento não autorizado de grandes quantidades de dados e materiais protegidos por direitos autorais através programas e sites semelhantes e de compartilhamento de arquivos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 

 


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Pode-se definir direitos autorais como "o direito exclusivo de uma pessoa de reproduzir, publicar ou vender sua obra original de autoria (como uma obra literária, musical, dramática, artística ou arquitetônica). Sobre esse tema, analise as seguintes situações:

 

I- Professor Roberto, responsável por ministrar a disciplina direito civil, em virtude da pandemia do Coronavírus, foi orientado a trabalhar de casa e fornecer material para seus alunos. Como estava com dificuldades de concentração, optou por fornecer um artigo do Autor Cláudio Ricardo como se fosse de sua própria autoria.

 

II- Professora Lorena, vitima de ameaça de um aluno, utilizou-se de uma fotografia tirada por seu aluno Renato, um fotógrafo renomado, sem a sua ciência e anuência, para provar o crime da qual era vítima.

 

III- Professora Gabriella reproduziu toda a obra do autor Vinicius de Moraes em Libras, para sua aluna Élida, que é portadora de deficiência auditiva, para que ela tivesse acesso ao conteúdo ministrado.

 

Dentre os casos mencionados, configura uso regular de obras autorais, sem qualquer desrespeito, somente o disposto em:

 


I, somente.


III, somente.


I e II, somente.


II, somente.


II e III, omente.

Páginas: 123456789